26 de março de 2012

Novos testes comprovam falhas em internet gratuita de João Pessoa



Do G1 PB
Comente agora

Uma dia após o Fantástico veicular reportagem constatando falhas no projeto que deveria oferecer internet gratuita e sem fio em João
Pessoa, a reportagem da TV Cabo Branco esteve em locais onde o Jampa Digital deveria funcionar para fazer testes de conexão (veja no vídeo ao lado). Na manhã desta segunda (26) três pontos foram visitados, em um a internet funcionou, em outro não e no terceiro a conexão só foi possível em um aparelho celular.

O primeiro ponto visitado foi o busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, onde o projeto foi lançado. Fazendo uso de um computador portátil, a reportagem tentou usar a internet por meio do serviço gratuito. Foi identificada a existência da rede Jampa Digital, em seguida foi solicitada a entrada na rede, mas depois de um tempo tentando estabelecer a conexão, uma mensagem informou que ela não tinha sido bem sucedida.

  A dona de casa Célia Maria Saraiva disse que nunca tentou fazer uso da Jampa Digital, mas sua filha tentou e não conseguiu. “Eu estava junto com ela. Ela tentou porque tinham falado para ela que tinha o acesso na praia, mas não conseguiu”, disse à reportagem. O mesmo foi informado pelo agente administrativo Antônio Vicente Gomes. “Tentei mais de uma vez e não consegui”, afirmou.

Na praça do Coqueiral, em Mangabeira, segundo ponto visitado pela TV Cabo Branco, foi possível fazer a conexão. Apesar disso pessoas que passavam pelo local disseram à reportagem que tinham dificuldade em usar o Jampa Digital. O estudante Pedro Henrique da Silva disse que já havia tentado várias vezes e nunca conseguiu acessar.

Já na praça Bela, no bairro do Funcionários, o problema identificado foi diferente. A reportagem não conseguiu estabelecer uma conexão com o computador, mas o acesso foi possível conectando um telefone celular.

Em nota divulgada nesta segunda, a prefeitura informou que o Jampa Digital está instalado e funciona normalmente nas praças do Ponto de Cem Reis, no Centro; Soares Madruga, no Valentina; além das visitadas pela reportagem Coqueiral e Bela. Ela admitiu apenas que há problemas de conectividade no trecho entre a praia de Tambaú e a Estação Cabo Branco, devido a falhas em um dos equipamentos, que foi encaminhado ao fabricante, pois ainda está na garantia.

A administração municipal disse que houve um corte de R$ 22,3 milhões em recursos que seriam enviados pelo Governo Federal, o que teria provocado mudanças no projeto e o atraso na instalação do programa em sua totalidade. A prefeitura também disse que o prazo para a conclusão do Jampa Digital é o dia 1º de outubro deste ano, segundo convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário