22 de julho de 2011

Pelo menos 80 pessoas são mortas após tiroteio na Ilha Noruega Utoya sexta-feira, disse a polícia.


Parecer: Lições da Noruega ataqueFotos: Enorme explosão atinge OsloTestemunhas: 'Explosão foi imensa "

Oslo, Noruega (CNN) - Um homem de 32 anos, norueguês estava sob custódia, os oficiais disseram sexta-feira, depois de dois ataques no início do dia, que matou pelo menos 17 pessoas e dezenas de feridos - A polícia disse que os ataques estão definitivamente ligados .
O primeiro ataque ocorreu quando uma bomba explodiu enorme no coração de Oslo, a segunda ocorreu no acampamento da decisão do Partido Trabalhista da juventude em uma ilha fora da capital.
Pelo menos sete pessoas foram mortas em Oslo, e 10 foram mortos em Utoya Island, cerca de 20 quilômetros de distância, disseram autoridades.
Ao todo, 90 pessoas foram hospitalizadas em conseqüência da explosão de Oslo, disse Erik Hansen, um porta-voz do prefeito Fabian Stang Oslo. Membros do prefeito funcionários foram à procura de habitação para pessoas, muitos deles idosos, cujas casas foram danificadas, disse Hansen.
O porta-voz da polícia são Frykholm disse à CNN que o homem preso na ilha parecia coincidir com a descrição de uma pessoa que foi visto nas proximidades dos edifícios governamentais pouco antes de a bomba explodiu.
O homem estava usando um emblema da polícia em sua camisola azul, embora ele não funciona para a polícia, Frykholm disse.
O primeiro-ministro, cujo escritório foi seriamente danificado na explosão Oslo, leva Partido Trabalhista da Noruega, que administra o acampamento da juventude, onde cerca de 700 pessoas estiveram presentes na sexta-feira.
Pessoas no campo, disse o homem chegou sexta-feira no barco que transporta os visitantes em todo o 3/4-mile de água do continente e disse campistas que ele estava fazendo uma checagem de segurança, membro do Partido Trabalhista Bjorn Jarle Roberg-Larsen disse à CNN.
"Depois de apenas alguns minutos, ele pegou um revólver e começou a atirar nas pessoas", Roberg-Larsen disse. "Um pânico eclodiu, as pessoas tentaram se esconder, alguns pularam na água e tentou nadar até a praia."
Outros se refugiaram em cavernas ou arbustos ou subia em árvores. "E ele foi atrás deles", disse o membro do grupo. "Infelizmente, muitas pessoas estão feridos e também um monte de pessoas estão mortas."
A atuação nacional chefe de polícia, Sveinung Sponheim, disse a jornalistas em Oslo que a arma era uma arma automática e que os explosivos não detonados foram encontradas na ilha depois do ataque.
A grande maioria do Partido Trabalhista participantes movimento de jovens estavam entre as idades de 16 e 22, embora alguns fossem tão jovens quanto 13 e outros tão velho quanto seu 30s adiantado, Roberg-Larsen disse. Eles estavam planejando a frequentar as aulas de formação política e participar de atividades em grupo durante o dia e dormir em tendas durante a noite, disse ele.
Citando emissoras norueguês, ele disse que o homem foi parado pela polícia norueguesa.
Embora o número de vítimas não eram claros, Roberg-Larsen disse que o hospital mais próximo estava pedindo doadores para dar sangue tipo O, o tipo mais comum.
"É um dia mau para a Noruega", disse ele. "Nós nunca tivemos nenhum ataque terrorista em solo norueguês antes. Hoje, tivemos dois. Então, as pessoas são completamente chocado."
Ministro das Relações Exteriores Jonas Gahr Store, um membro do Partido Trabalhista, disse que ele havia visitado o acampamento na quinta-feira. "Houve discussão política, havia alegria, havia tudo o que está associado a um acampamento de jovens políticos."
Ele disse que o fato de que o suspeito é um homem loiro norueguês deve ressaltar a importância de permitir que a polícia faça seu trabalho antes de tirar conclusões. "Nós vimos na Europa nos últimos anos que os políticos foram tirar conclusões precipitadas sobre os suspeitos antes de investigações foram conduzidas, e não vamos cometer esse erro."
Eventos de sexta-feira, terá uma influência duradoura sobre a Noruega, mas não vai mudar fundamentalmente o país ou o que ele representa, ele previu.
"Hoje, o governo foi atacado livre, liberdade de associação foi atacado, o espírito da juventude foi atacado. Mas vamos relaxar e dizer que estes são valores que nos são caros, e temos a intenção de defendê-los e Noruega será amanhã reconhecíveis como a Noruega nossos amigos e parceiros de todo o mundo conhecido até agora. "
Oslo prefeito Stang disse que era um "dia terrível" para os noruegueses.
O primeiro-ministro Jens Stoltenberg não estava em seu escritório no momento da explosão e não foi ferido, disseram as autoridades.
Depois, ele tinha uma mensagem a quem pode ter sido responsável: "Você não vai nos destruir", disse ele. "Você não vai destruir a nossa democracia. Somos uma nação pequena, mas orgulhosa. Ninguém pode bombardear-nos ao silêncio. Ninguém pode assustar-nos de ser a Noruega. Esta noite e hoje à noite, nós vamos cuidar uns dos outros. Isso é o que a melhor maneira de fazer quando atacado. "
Nick Soubiea, um turista americano-sueca em Oslo, disse que ficou menos de 100 metros da explosão, que ele descreveu como ensurdecedor. "Foi quase em câmara lenta, como uma grande onda que quase bateu-nos fora de nossas cadeiras", disse à CNN. "Foi extremamente assustador."
Vários edifícios em Oslo estavam em chamas, fumaça a partir deles, disse ele.
Uma explosão parece ter ocorrido em um andar superior de um prédio do governo principal; cada janela do lado do edifício tinha sido destruído.
A explosão também danificou o Ministério do Petróleo, que pegou fogo.
Uma autoridade dos EUA disse que era muito cedo para dizer o que causou a explosão ou se foi um ataque terrorista. A possibilidade de o terrorismo é sempre uma preocupação por causa da ameaça constante da Al Qaeda para lançar ataques na Europa, disse o oficial.
Mas outros pareciam ter concluído que era realmente o terrorismo.
Em breves comentários a repórteres no Salão Oval, presidente dos EUA, Barack Obama estendeu suas condolências às vítimas da violência na Noruega, dizendo que os incidentes são "um lembrete de que toda a comunidade internacional tem interesse em impedir este tipo de terror ocorra. "
Heide Bronke, um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, disse que Washington estava monitorando a situação, mas não tem nenhuma palavra de baixas dos EUA.
Relações Exteriores britânico, William Hague também condenou os ataques.
" Condenamos todos os atos de terrorismo ", disse ele. "O Reino Unido está ombro a ombro com a Noruega ea todos os nossos aliados internacionais em face de tais atrocidades."
Embaixador Britânico para a Noruega, Jane Owen, disse à CNN que ela estava trabalhando na embaixada quando sentiu a explosão três milhas de distância. "O prédio inteiro tremeu aqui na embaixada", disse ela. "Foi uma explosão considerável e um choque enorme. ... Os resultados demonstram que era uma bomba muito grande."
Ela acrescentou: "Como todos nós já experimentamos, você nunca pode ser totalmente preparado para o horror ea tragédia que se desenrola quando você tem um incidente terrorista de grande envergadura e que é, infelizmente, o que o povo de Oslo e da Noruega estão agora tendo que lidar com ".
Stoltenberg, que foi primeiro-ministro desde outubro de 2005, lidera um governo de coalizão que inclui o Partido Trabalhista, o Partido Socialista de Esquerda e do Partido do Centro.
FONTE;CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário